Os livros que li em 2021

livros que li em 2021

Embora ler nunca foi um sacrifício, foi um hábito que perdi e queria recuperar, portanto instaurar uma meta pareceu o caminho certo para mim. Dentre as metas e promessas típicas da virada, uma ao menos consegui finalizar e acima do esperado e mais do que isso: os livros que li em 2021 foram um refrigério nos dias mais pesados.

A meta era ler 2 livros por mês em 2021. Acabei lendo 35 livros no ano. Entre altos e baixos, mês sem ler nada, mês lendo apenas os artigos e textos da faculdade e mês lendo acima de 2, eu alcancei o objetivo final (ultrapassei, na verdade).

Os Livros que li: autocuidado – da mente ao corpo

2021 foi o ano em que comecei o ano com a missão de finalizar os livros que estava procrastinando. Em janeiro conclui O poder da ação do Paulo Viera, um livro que além das teorias e conceitos, traz tarefas práticas para aplicar.

Em dezembro, finalizei um livro que se arrastou por mais de 4 anos na estante, o Como pensar sobre as grandes ideias, do prof. Mortimer J. Adler, filosofo norte americano que discorre sobre os conceitos bases como amor, paz, guerra, trabalho e filosofia. Aliás, este livro foi organizado com base no programa de televisão The Great Ideas de 1950.

Segui aprendendo com o Tudo começa com a comida como cada grupo alimentar interfere na saúde e como ter uma alimentação mais balanceada. Recomendo se saúde e alimentação saudável estiver nos seus objetivos de 2022. O livro 30 dias para mudar – Whole 30 é a parte prática, digamos, com inúmeras receitas fáceis para testar e que já fazem parte da minha rotina.

Os segredos da mente milionária me surpreendeu. Apesar de ter julgado o livro pelo título apelativo à la coach financeiro da internet, suas falas se reveleram consistentes e possíveis de adaptar a qualquer realidade.

Martha Gabriel em Você, Eu e os Robôs nos mostra uma visão do futuro tecnológico, de como as relações humanas poderão ser afetadas e como está o avanço tecnológico. Dessa maneira este livro torna-se muito útil para quem hoje trabalha com tecnologia, ou seja, para todos que respiram e querem ter um vislumbre do que nos aguarda.

Imagem estática com as capas dos livros que li, da esquerda para a direita: O poder da ação; Como pensar sobre as grandes ideias; Tudo começa com a comida; 30 dias para mudar - Whole 30; Os segredos da mente milionária; Eu, você e os robôs.

Ficções: os clássicos modernos que li

A fim de me desligar dos livros técnicos e dos artigos da faculdade, li algumas ficções como os clássicos Cem anos de solidão e Memórias de minhas putas tristes do colombiano Gabriel García Márquez. Li também O Velho e o Mar do norte americano Ernest Hemingway e Trilogia suja de Havana do cubano Pedro Juan Gutiérrez.

Imagem com os livros de ficção que li em 2021, da esquerda para a direita: Cem anos de solidão; Memórias de minhas putas triste; O velho e o Mar; Trilogia suja de Havana.

Livros que li da Branding.Lab

Nesse ano aproveitei para reler os livros da Branding Lab. Portanto, Anatômico que tem exemplos muito práticos de formatos de conteúdos para o Instagram; Tenha Seu Próprio Projeto é um guia, também prático, para colocar na rua um projeto paralelo bem estruturado; e 45 ações práticas para se posicionar, criar conteúdo na internet de uma vez por todas e ganhar dinheiro com isso, foram os escolhidos dentre tantas obras da Ellen. Inclusive a ideia de incluir uma meta de leitura veio do Guia Seja Você Mesmo lançado pela Ellen ainda em 2019.

Imagem estática das capas de livros da branding.lab que li. Da esquerda para a direita: Anatômico; Tenha seu próprio projeto; 45 ações práticas.

Para ver o mundo com novos olhos e uma nova mente

Isso é Marketing do Seth Godin me fez ver que estou no caminho (e não sozinha) ao pensar num marketing de forma mais humanizada. O novo poder dá um panorama do ontem e do hoje, auxiliando a projetar o amanhã, com base no comportamento da sociedade. Aliás, ambos foram indicados pela Ana Carvalho (aka @anacarvalhorp) criadora do método Social Media Thinking (https://hotm.art/SMT)

O ano em que disse sim da Shonda Rimes, roteirista de Grey’s Anatomy e tantos outros sucessos, é inspirador. Ligou o alerta para que eu diga mais “sim” e assim consiga viver mais e melhor ao aproveitar as oportunidades que se apresentam.

Em Campo de batalha da mente, a professora bíblica Joyce Meyer, discorre sobre como nossas mentes são atacadas e como isso nos prende e nos impossibilita de vivermos os nossos sonhos. Inesperadamente, o li em 3 dias, quando estava numa semana pesadíssima, com crise de ansiedade e aquele pacotinho completo que nos coloca na porta da depressão. Recomendo muito para você que se sente preso em pensamentos acelerados e negativos. Ah! Esse livro tem viés cristão. Foi indicado pela Ellen Medeiros do Branding Lab, assim como o anterior.

Livros que li em 2021 que vão mudar o jeito de ver as coisas. Da esquerda para a direita: Isso é Marketing; O novo poder; O ano em que disse sim; Campo de batalha da mente.

Livros que li sobre hábitos, persuasão e vida inspiradora

Li nesta ordem os livros: Faça tempo, Trabalhe 4 horas por semana e Hábitos Atômicos e um após o outro. Não só recomendo os 3, como ainda saliento que o 1° achei mais prático, possível de aplicar no mesmo dia; o 2° tem um ótimo conceito de terceirizar o que puder e focar no que é realmente importante; o 3° é um ótimo complemento aos citados. Recomendo pra quem deseja ter hábitos melhores.

Persuasão: como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional, da Maytê Carvalho, complementou o que eu já vinha estudando sobre o tema na faculdade. Excelente pra quem deseja conhecer melhor o assunto, ter argumentos bem fundamentados e se comunicar melhor, claro.

Um brinde a isso foi uma grata surpresa! Ele tinha sido recomendado no blog da Ale Garattoni há uns bons anos e desde então estava na minha lista e memória. A história da Betty Halbreich, figura ícone na moda, é envolvente e inacreditável, a leitura é super fluída. Pela minha empolgação enquanto lia, meu namorado foi influenciado, leu e adorou. Recomendo muito, você vai rir, chorar e se divertir com a Betty.

Livros lidos sobre hábitos e outras coisas: Faça tempo; Trabalhe 4 horas por semana; Hábitos Atômicos; Persuasão: como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua pessoal e profissional; Um brinde a isso, a biografia de Betty Halbrich.

Estudo de branding, criatividade, compras & moda

Branding e Estratégia são livros da Kellogg School of Management (EUA), que possui uma forte reputação em marketing. Portanto são livros bem completos, técnicos e com estudo de casos. Comprei eles em 2018 pra minha pós graduação. Acabei por lê-los no momento certo, bem no período em que estudava estes temas no curso de Relações Públicas da Unisinos. Assim, recomendo para quem deseja conhecer o assunto de forma profunda.

O livro Roube como um artista, de Austin Kleon, já é bem conhecido e recomendado pela turma da comunicação e criatividade. E não poderia ser por menos, afinal o livro aborda como as ideias nascem, como você pode melhorar o seu próprio processo e mostra a linha tênue entre plágio e criação.

10 argumentos para você deletar agora suas redes sociais não me surpreendeu pelo conteúdo. Os argumentos apresentados pelo autor não são novidades pra mim, pois eu já os conhecia e foram os motivos para eu parar de usar as redes sociais com perfis pessoais. Ele traz a visão do autor Jaron Laner, cientista do Vale do Silício, que fez e está na internet desde o princípio. Sendo assim, Laner tem clareza sobre os objetivos das plataformas, que não, não estão ali só para te conectar com a sua família. Recomendo se você quer entender como as redes sociais funcionam de verdade.

Da internet para as livrarias

Tiago do @tira.do.papel colocou no mundo um livro leve e muito afetuoso: o Erra uma vez, que mostra o processo criativo por trás do título. Foi uma leitura de 30 minutos, sem brincadeira, foi uma das leituras mais gostosinhas que fiz durante o ano. Inegavelmente, este deveria ser leitura diária obrigatória.

Por fim, E se eu parasse de comprar da @mourajo, autora do blog Um ano sem Zara, é um livro divertido e delicado, apesar do tema que poderá dar calafrios em alguns leitores. Percebi que o problema superado da autora de comprar roupas em excesso é o meu com cursos, acho que 2022 será o meu “Um ano sem Hotmart”. Ahh! Eu amaria se virasse série! Alô, Netflix!

Imagem com as capas dos livros lidos em 2021. Da esquerda para a direita: Branding: gestão de marcas; Estratégia; Roube como um artista; Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais; Erra uma vez; E se eu parasse de comprar?.

Ficção, leitura da faculdade, criatividade e como dar mentorias

50 anos de Jornada nas Estrelas não foi um livro como eu esperava, não quer dizer que foi ruim, só diferente. Cada capítulo tem um tema e então seguem trechos de entrevistas, com curiosidades e fofocas da produção, com a visão de cada envolvido, entre atores, autores, roteiristas, produtores, diretores e executivos. Esse volume aborda como foi a criação da série original, a relação dos envolvidos no desenvolvimento e com os fãs que, numa época sem internet e hashtag, se movimentaram e salvaram a série do cancelamento.

O caminho do artista, da Julie Cameron, é um livro e tanto para quem deseja destravar seu eu criativo. Ah! E não importa se você é um artista ou não. É provável que em 2022 colocarei as tarefas práticas em ação.

No formato ebook li O retrato de Dorian Gray para criar uma booktrailer para uma disciplina da faculdade e li Pesquisa Mercadológica para outra disciplina.

Manual da Mentoria Inesquecível da Carolina Inthurn entrega muito! É um livro completo e com uma didática excelente. Indico para você que tem conhecimento e experiência em alguma área e deseja monetizar, ofertando mentorias.

Imagem com as capas dos livros que li, sendo da esquerda para a direita: 50 anos de Jornada nas Estrelas; O caminho do artista; O retrato de Dorian Gray; Pesquisa mercadológica; e o e-book Manual da Mentoria Inesquecível.

Missão cumprida!

Surpreendentemente foram 35 livros lidos de janeiro a dezembro de 2021. Obrigada a cada autor que venceu seus próprios medos e anseios para colocar no mundo suas reflexões, pesquisas e experiências. Vocês deixaram esse ano tão atípico para mim, melhor, mais leve e livre.

Que venham os livros de 2022.


Imagem estática com as capas de 31 livros que li em 2021 e recomendo.
Salve essa lista de livros no Pinterest 😉

Qual livro você me recomenda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

continua por aqui, tem mais coisa boa pra você: