Antes de falar sobre planejamento de marca é preciso esclarecer alguns termos comuns para esta área. Você já deve ter ouvido falar em branding e marca, certo? Mas sabe o que significa cada um?
- Branding: é a gestão de marca, um processo contínuo, sem fim;
- Marca: é a percepção que a audiência tem sobre o que e como o teu negócio entrega;
Planejamento de marca: o que é
Sendo assim, planejamento de marca é o processo de branding sendo mapeado e aplicado nos negócios. Primeiramente, para planejar uma marca é precisar analisar o mercado em que o negócio está inserido e diagnosticar o momento da marca e dos concorrentes. Também é necessário mapear o público de interesse, definir o dna e conceito da marca e mapear a jornada do cliente e de inovação. Por fim, definir as estratégias de marca e de comunicação.
Com todo o negócio mapeado, organizado e planejado é hora de executar. Essa execução pode ser realizada por uma equipe interna, por outros profissionais, agências ou então ser uma continuidade do planejamento de marca. A parte executora é a gestão de marca, que gerencia o todo do que foi planejado.
Para quem é o planejamento de marca
O planejamento de marca foi desenvolvido para alavancar os negócios criativos fundados por mulheres. É ideal para fundadoras que estão se sentindo sem rumo, sem saber qual o próximo passo a dar no seu negócio.
É para fundadoras que estão cansadas de fazer o mesmo e que parecem não estar avançando. Planejamento de marca é para mulheres fundadoras que estão sentindo a necessidade de ter maior clareza, consistência e objetivos traçados para os seus negócios.
Porque investir em planejamento de marca
Ao investir e planejar sua marca você terá clareza: sobre quem você é, quem a sua marca é, no que você acredita e como aplicar no seu negócio. Também terá clareza sobre os objetivos do negócio e de como alcançá-lo. Além de ter clareza sobre o público para quem você faz o que faz.
Planejamento de marca traz clareza, consistência e coerência para o seu negócio. Com ele mapeamos quem a sua marca é hoje e como ela deseja ser vista futuramente. A partir disso traçamos um plano de ação para alcançar cada objetivo, cada meta e conquistar a sua visão de negócio.
Com o planejamento de marca, transformamos negócios criativos de mulheres fundadoras em marcas surreais para cumprir seu propósito desde o dia 1.
Porque investir em planejamento de marca? Por que é investir no seu negócio! É mostrar que você acredita no potencial do seu negócio e que deseja vê-lo se desenvolvendo
Como é o processo de planejamento de marca
O planejamento de marca é realizado com base nas reuniões e entrevistas de aprofundamento e alinhamento com a fundadora do negócio. São, em média, 8 reuniões, sendo algumas semanais e outras quinzenais de acordo com a fase.
A entrega final é um dossiê digital completo com todos os resultados de cada fase. Além de receber um plano de ação para executar e transformar a marca idealizada em uma marca real, ou melhor, surreal.
Destas reuniões extraímos as informações para analisar o mercado, os concorrentes e o negócio em si. Bem como para mapear a personalidade, os valores, os diferenciais e benefícios da marca e ainda definindo o conceito. Também mapeamos a identidade verbal ou como essa marca falará e se expressará nos pontos de contato.
Além disso, vamos mapear o público de interesse, definir o clã da marca e a persona desse público. Vamos desenhar a jornada do cliente e da inovação para criarmos uma experiência “uau” nos pontos de contato mais relevantes”. Por fim, criamos as estratégias trimestrais da marca e definimos as estratégias de comunicação, mapeando canais e sugerindo pautas para já sair criando.
Este processo ocorre entre 60 e 75 dias e é uma co-criação entre a estrategista de marca e a fundadora do negócio – peça chave para ter uma marca forte, coerente e concisa.
Sem estratégia x Com estratégia
Vamos analisar 2 cenários: o primeiro cenário – e talvez você esteja nele – é o cenário de um negócio sem estratégia e o segundo cenário é de um negócio com estratégia e planejamento.
Cenário 01 – sem estratégia
Um negócio sem estratégia é tratado como um negocinho, uma lojinha, uma “coisinha que faço”, renda extra. Há uma certa vergonha de falar dele, pra ser bem sincera não há clareza sobre o que é, como chamar e como apresentar aos outros.
Você que está por trás de um negócio desse se sente perdida, esgotada, às vezes até sem esperança sobre o que fazer com ele. Um negócio sem estratégia não sabe com quem está falando e para quem está vendendo e ainda diz que vende para todo mundo, desde de que queiram pagar.
Um negócio sem estratégia copia conteúdo de outras empresas e influenciadoras. Está sempre saindo atrás porque falta clareza sobre quem é, portanto o que resta é copiar, seguir a manada, as dicas dos gurus.
Quem está à frente de um negócio sem estratégia já está cansada e não vê a empresa se desenvolvendo.
Cenário 02 – com estratégia
Um negócio com estratégia é uma empresa, uma loja, um estúdio, um ateliê, um restaurante. A fundadora sabe como apresentar o seu negócio e não trata como renda extra, afinal é o seu negócio e ela confia no potencial dele.
Quem está por trás de um negócio desse se sente capaz, têm clareza sobre os próximos passos e sabe o que fazer sem estresse. Um negócio com estratégia sabe com quem está falando, para quem está vendendo. Não tem medo de trabalhar com um público específico, pois sabe que trabalhará com pessoas alinhadas com o que acredita.
Com as estratégias definidas você cria os seus próprios conteúdos, sai na frente da concorrência porque tem clareza sobre quem é e o que faz. Um negócio com estratégia não segue a manada, não precisa de hacks nem de falsos gurus.
E então, qual cenário faz parte da sua realidade hoje?
Para sair do cenário 01 o seu negócio precisa ser mapeado e organizado. E então precisamos planejar a marca e colocá-la na rua e na mente dos seus clientes.
Qual transformação causará no seu negócio
Planejamento de marca transforma negócios comuns em marcas surreais, transforma o medo em coragem, a falta de clareza em objetividade. Planejamento de marca alavanca negocinhos em empresas, transforma empreendedoras em fundadoras fortes.
A transformação do negócio é vista dia após dia. Sendo este um processo a médio e longo prazo, planejamento de marca é um projeto, mas sua execução (branding) deve ser contínua, executada com consistência.