Criação de marca é um projeto feito a muitas mãos, ideias e sonhos. Este projeto – Ofício RP – está em andamento desde 2020, quando pedi demissão para empreender como social media. Além da insegurança, síndrome da impostora e uma ansiedade não tratada, havia a falta de clareza sobre como a marca seria comunicada, quem ela seria ou melhor, quem ela era.
Veja, eu sabia o que queria transformar na vida do meu cliente de social media, mas não tinha clareza sobre como posicionar minha marca, quais eram os diferenciais, seus benefícios ou valores inegociáveis. Eu tinha uma visão, faltava uma luz para iluminar o caminho até ela.
Naquele momento não fazia sentido lançar minha marca nas redes sociais com conteúdo genérico, igual a todos os perfis que falam sobre redes sociais. Eu queria algo diferente, não queria ficar falando de hacks para ganhar seguidores, queria falar de como usamos a comunicação para conquistar clientes, não só para convencê-los. Eu queria ir além da superficialidade das redes.
Mas, como fazer isso? Qual caminho seguir?
Criação de marca: como tudo começou
A luz começou a acender quando fiz a mentoria para profissionais da comunicação “Choração de Pitanga” com a Ana Brum (@antisobrinho e @euanabrum). Ali tive o primeiro contato sobre estratégia de marca e como posicionar uma marca. Da mentoria saí com uma certeza: era com isso que queria trabalhar! Com construção de marca, com branding, atuando na estrutura de um negócio, nos bastidores (aliás, sempre gostei dos bastidores desde o tempo da faculdade de moda, afinal é ali que tudo acontece.). Depois da mentoria, mergulhei na formação em branding também com a Ana.
Aliás, foi buscando um aprofundamento sobre as etapas de posicionamento, que parti para uma escola conceituada de branding, a Brandster. Um curso profundo, teórico e prático com o Guilherme Sebastiany, um professor com experiência mais do que comprovada na construção de marcas.
Entretanto, mesmo com a teoria sendo bem estudada eu senti falta de uma estrutura mais prática, mais mão na massa e foi com a Mariana Rocha (@marianarocharp) que encontrei. E me reencontrei. Mariana me mostrou que eu estava pronta, me deu segurança e apoio. Talvez ela não tenha dimensão da diferença que fez ao me perguntar: “o que falta para colocar na rua? tu tens uma estrutura melhor do que muita gente. o que falta?”
Mari, faltava você. Inegavelmente faltava eu me enxergar como uma profissional pronta para transformar outros negócios. O curso-mentoria da Mari foi o empurrão que eu precisava para fazer a Ofício acontecer: defini os diferenciais, os benefícios e os valores da minha marca. Coloquei no mundo uma marca que tentava nascer há mais de 2 anos.
Construção visual e de conteúdo
Enfim, com a marca estruturada, com estratégias desenvolvidas e um posicionamento claro, desenvolvi o direcionado visual com os ensinamentos da Laís Lumes, designer incrível (@laislumes).
E para planejar o conteúdo dos canais de comunicação, apliquei os ensinamentos da Ana Carvalho (@anacarvalhorp) que me ensinou a trabalhar com redes sociais além dos hacks, com verdade e muito amor. Ana é uma das minhas referências profissionais mais fortes e criadora do método Social Media Thinking que uso nas minhas marcas (veja mais sobre o método aqui: https://go.hotmart.com/B79196648C)
Com toda essa estrutura eu ainda sentia falta de colocar mais de mim, mais da minha essência e foi então que por um acaso conheci a Mestre Dea Burity, referencia mor em arquétipos. Com o Método DEA eu me reconheci e me reconectei comigo e com o meu negócio. É maravilhoso encontrar uma profissional que se alinha tão bem com o que acredito.
Construção da consultoria
Assim nesse meu processo de construção e desconstrução não posso deixar de citar a Caroline Inthurn. Desde o primeiro momento percebi sua competência e seriedade profissional. Ela não enrola e não tem um discurso raso ou lubridiador, ela não te promete 7 em 1. A Carol te leva para uma caminho de paz e consistência, de ser um #OperárioFDI. Foi com ela que estruturei a minha Consultoria, um sonho de quase uma década que estava parado e com as aulas dela consegui estruturar e lançar.
Criação de marca: porque nenhuma nasce sozinha
A Ofício RP não nasceu sozinha. Esse time de profissionais que citei acima me ajudaram a impulsioná-lo, me ajudaram a dar forma ao meu negócio para que agora eu também transforme outros negócios e ajude a colocar marcas incríveis no mundo.
Empreender não precisa ser solitário
Empreender não é solitário quando aceitamos a ajuda de outros profissionais que complementam o que nós fazemos. Pois não precisamos nos sobrecarregar com todas os setores da nossa empresa. Delegar é ter tempo para focarmos no que nos interessa mais.
Sobretudo, empreender é superar desafios diariamente. É achar que não aguenta mais, é achar que não damos conta e que ninguém está nos vendo, que ninguém nos ajudará. Empreender também é um mundo de possibilidades, de parcerias verdadeiras, de laços sendo construídos, de ajuda mútua e de apoio.
De fato, empreender não precisa ser solitário. Você pode pedir ajuda, pode pedir conselhos, pode descansar e pode jogar conversa fora com outras empreendedoras sem medo, sem rivalidade. Para isso, encontre sua tribo. Encontre pessoas com valores próximos ao seu, com crenças parecidas e que também desejam criar uma comunidade segura e de apoio. Busque outras profissionais para te ajudar, troque serviços, se enturme.
Empreender não precisa ser complicado. Pedir ajuda e contratar outras pessoas para ajudar a colocar sua marca no mundo te fortalece e permite um empreender mais fluído e tranquilo.
Minha jornada empreendedora
E falo por experiência própria, pois foi com um time de profissionais que construí o meu conhecimento, apliquei na criação de marca e agora estou ansiosa para aplicar tudo isso e muito mais no seu negócio para construir a sua marca.
Abaixo um print de parte do que construí com o que aprendi com estes que citei e com tantos outros antes deles: aprendizagem contínua, aplicação e construção, essa é a Ofício hoje.